Planejados, atuais e muito desejados são apenas alguns dos adjetivos que englobam os belos móveis em MDF que ainda geram diversas dúvidas quando o assunto é a limpeza e conservação do material.
Quem não desejou ou ainda espera adquirir uma mobília completamente nova, que se encaixe perfeitamente aos ambientes da casa e que ainda agreguem um ar de limpeza e elegância ao espaço?
Essas são apenas algumas das características que envolvem a aquisição de móveis em MDF, que conquistam cada vez mais adeptos quando o assunto é decoração, comodidade e armazenagem dos itens da casa ou espaço comercial.
Apesar de causar muitas dúvidas, a limpeza do MDF, mesmo em ocasiões em que a mobília requer uma higienização mais densa, envolve um processo bastante simples.
Quer conhecer cada um deles? Então acompanhe as dicas a seguir:
Como limpar móveis em MDF corretamente no dia a dia?
Para limpezas rotineiras, em que os móveis em MDF não se encontram manchados e que apenas o pó e sujeiras superficiais precisam ser removidas, basta utilizar um pano umedecido em água e bem torcido.
Passe o pano sobre o móvel e facilmente verá o aspecto limpo tomando conta da superfície da mobília.
Após feito isso, é essencial passar pelos móveis higienizados um pano macio e completamente seco para finalizar o processo adequadamente.
E para retirar manchas do MDF corretamente, que processo deve ser seguido?
Se houver uma mancha resistente no móvel como a de bebidas escuras ou mesmo alimentos doces, que tendem a deixar o MDF com aspecto grudento, basta utilizar um pouco de sabão neutro (não alcalino) ou álcool.
Importante: Não utilize panos encharcados com água ou com os demais produtos indicados acima, mesmo em caso de manchas.
Produtos químicos abrasivos, ceras, detergentes não neutros, lustra móveis, esponjas, buchas e palhas de aço também não devem ser utilizadas para limpar móveis em MDF.
Como manter os armários em MDF da cozinha limpos e bem conservados?
Você pode ter se perguntado: “E como é que os armários da cozinha poderão ser limpos, já que diversos produtos são contraindicados? E no caso de limpezas mais rigorosas para armários que entram em contato com gordura?”
Tratando-se dos armários da cozinha, é recorrente observarmos o aspecto engordurado com maior frequência. Neste caso, indicamos utilizar um pouco de sabão de coco.
Limpadores multiuso e desengordurantes só devem ser utilizados em casos extremos, em que o sabão de coco de fato, não possa ajudar na limpeza correta dos móveis em MDF.
Fonte: Big Móveis